Nova Teutônia é um lugar onde moro, comunidade pequena de origem germânica, localiza-se no Oeste de Santa Catarina, no interior do município de Seara.
Em minha comunidade a cultura e a história é de grande valor cientifico. Temos o mair museu entomológico da América Latina, Museu Fritz Plaumann.
O entomologo Fritz Plaumann chegou em Nova Teutônia no dia 15 de novembro de 1924, vindo com seus pais de Preussish da Alemanha. Chegando aqui se deparou com a mata virgem, a fauna e a flora que eram abundantes. A paixão pela linda natureza que aqui se encontrava, tomou conta de seu coração em especial pelas borboletas de diversas cores e formas.
Começou a fazer coleta para um estudo específico de diversos insetos. Intermediando uma troca com grande cientistas e colecionadores internacionais que o auxiliavam no estudo e classificação dos seres.
Com o passar do tempo sua coleção de insetos ja era imensa, foi quando o poder público teve conhecimento e construiu o museu com auxílio do governo alemão.
A inauguração aconteceu em 23 de Outubro de 1988 com maior festa já vista na região. Fritz Plaumann teve sua última licença especial para a coleta de insetos que terminou em 05 de fevereiro de 1989.
Com o desânimo de não poder mais coletar e estudar os insetos Fritz Plaumann começa a ter complicações de saúde. Não conseguindo se recuperar, veio a falecer no dia 22 de Setembro de 1994, foi sepultado ao lado do museu que leva seu nome conforma sua vontade.
Veio de tão longe ainda menino, com a natureza aqui se encantou e fez de Nova Teutônia um lugar importante e com prestígio. Hoje Nova Teutônia é reconhecida pela cultura, história, ética e pela natureza que Fritz Plaumann soube preservar.
Marcieli Zuse
Nenhum comentário:
Postar um comentário